top of page
Foto do escritorLaila Naiara

Tratamento para a dependência química

A dependência química chama muito a atenção por ser um tema que envolve não só o sujeito usuário de substâncias e sua família, mas também toda a sociedade. Trata-se de uma doença considerada biopsicossocial e espiritual, pois o indivíduo é afetado em sua saúde física e mental, tem seus hábitos modificados, passando a viver exclusivamente em torno da substância.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a dependência química é definida como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetido de determinada substância.


O tratamento para a dependência química


O tratamento mais adequado depende de cada pessoa, da quantidade e padrão de uso e se o mesmo apresenta problemas de ordem emocional, física ou interpessoal decorrentes desse uso. uma das indicações é a da terapia cognitivo-comportamental, por ser uma abordagem terapêutica estruturada, diretiva, com metas claras e definidas pelo psicólogo e paciente, focada no momento presente e utilizada para tratar diversos comportamentos disfuncionais.


Dependência química tem cura?


Não se pode afirmar que a dependência química tem cura. Se trata de uma doença crônica, assim como diabetes e hipertenção. Porém, essa doença é totalmente passível de tratamento. Vale ressaltar que além de cessar o consumo, um tratamento eficaz é aquele que consegue auxiliar o indivíduo a retomar o funcionamento produtivo na família, no trabalho e na sociedade.




Caso você precise de ajuda, entre em contato para mais informações. Sua vida ou a vida do seu amigo/parente não se resume a esse quadro!







22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page